Facebook Aprimorarfacebook Siga a Aprimorar no facebook twitter Trabalhe Conosco trabalhe conosco

entre em contato 32.3303-0100


#Aprimorar lança site da Aline Cruz e bate um papo com ela sobre tendências e desafios da arquitetura em Juiz de Fora e no mundo

16.03.2014

Por Aline de Moraes Pernambuco

Não existe Arquitetura bonita ou feia. Existe Arquitetura boa e ruim. Oscar Niemayer

A ciência que une a complexidade da lógica matemática ao talento criativo do artista: a arquitetura é uma das áreas do conhecimento humano mais instigantes, que deixa suas marcas duradouras e profundas pelas cidades do mundo afora, não apenas marcando as paisagens urbanas e rurais, mas influenciando diretamente a mente e o coração das pessoas.

Pode parecer um exagero à primeira vista. Mas em uma leitura mais profunda podemos observar o quanto o visual influencia a formação intelectual e emocional das pessoas. Assim como o espaço em que estão inseridas. Uma paisagem e um ambiente bonito e harmônico influenciará diretamente no seu estado de humor, assim como um espaço onde você possa se mover pelo mundo com liberdade e inspiração. E vice-versa.

A poluição visual e a diminuição do espaço urbano, ocupado cada vez mais por excesso de gente, carros e prédios são algumas das causas mais frequentes do estresse e de outros desequilíbrios psíquicos do cidadão moderno.

O comprometimento com o espaço urbano e com o desenvolvimento igualitário das cidades é uma das problemáticas mais atuais da arquitetura, aliada às questões ambientais, uma das grandes preocupações da sociedade contemporânea, marcada pelo consumismo desenfreado e pela corrida irresponsável pelo lucro.

A responsabilidade e o talento do arquiteto, quando apoiado por políticas públicas que favorecem o exercício pleno da cidadania, podem trazer grandes avanços à evolução das cidades e, consequentemente, do espírito humano.

Por isso, um dos maiores orgulhos da Aprimorar é ter como cliente uma dessas pessoas, que agem como atores sociais que aliam espontaneamente sucesso profissional, ética e compromisso social.

Aline Cruz arquiteta Aprimorar Criacao de Sites em Juiz de ForaAline Cruz é arquiteta pela UFJF e desenvolve belíssimos projetos em Juiz de Fora e região. Ela acaba de lançar seu site, desenvolvido pela Aprimorar, onde apresenta seu rebuscado portifólio, de uma beleza e delicadeza que satisfaz os olhos e aguça os sentidos de quem o vê.

Aqui nesse bate papo conosco, Aline conta um pouco sobre sua trajetória profissional e fala também de temas polêmicos, como sustentabilidade e  acessibilidade das classes sociais desprivilegiadas, que também tem direito à moradia de qualidade, entre outros temas. Imperdível!

Aprimorar: Como surgiu o desejo de se tornar arquiteta? Fale um pouco sobre sua trajetória de vida, que a fez chegar até aqui.

Aline Cruz: Sempre me interessei por atividades que envolvessem criatividade e invenção. Conheci a profissão por intermédio da mãe de uma amiga, arquiteta, e assim percebi que minhas habilidades naturais poderiam ser aprimoradas dentro desse universo. Quando na faculdade, pude perceber que Arquitetura era muito mais do que eu imaginara, demandava muito mais conhecimento de mundo, de outras disciplinas. E esta interdisciplinaridade me motivou ainda mais, pois abriu minha visão sobre as diversas áreas de atuação do Arquiteto. Minha trajetória, acadêmica e prática, revela este meu permanente interesse em ampliar meus saberes e, consequentemente, ampliar minhas possibilidades de trabalho nesta área.

Quais foram os desafios que você enfrentou?

Os desafios são constantes e de diversas ordens: vão desde gerir equipes e clientes até estar sempre atualizado com tendências e tecnologias. Ser arquiteto demanda estudos contínuos e noções de empreendedorismo que nenhuma faculdade te ensina.

Qual sua filosofia de atuação profissional?

Saber me adaptar ao que o cliente precisa, fazendo do processo de projeto uma virtude em si; e superar suas expectativas com a nossa colaboração na construção de seu sonho.

Comercial PRV-01 Criacao de sites juiz de fora aprimorar aline cruz arquiteta

Qual seu posicionamento sobre ocupação urbana e sustentabilidade no que concerne ao desenvolvimento arquitetônico das cidades?

Como arquiteta e urbanista, mais do que atuar de forma consciente na ocupação do solo urbano, entendendo como a cidade funciona e suas necessidades ambientais, é nosso dever trabalhar para a conscientização da população como um todo, para esse mesmo objetivo. Isso se faz através da Educação, dentro e fora do ambiente acadêmico, e do exemplo prático.

Comercial PRV-02-Camarote Moet_04 Criacao de sites juiz de fora aprimorar aline cruz arquiteta

O que você pensa sobre a necessidade de uma arquitetura voltada para as classes sociais desfavorecidas? Você tem algum projeto social?

As classes sociais desprivilegiadas precisam de muito mais do que uma boa arquitetura. Não basta dar a casa. É preciso dar o direito a participar do processo, respeitar a cultura de cada um, infraestruturar o bairro onde essa casa vai estar. Se trata do direito à cidade, mais do que do direito à moradia. Temos projetos de urbanização e implantação de residências focados neste objetivo: conectar casa-trabalho-lazer, facilitando a mobilidade urbana e, em consequência, ampliando o acesso de todos à cidade. Entender que poderes públicos e privados precisam trabalhar em conjunto nesta construção é o passo fundamental.

Residencia Gil - inter x exter - Cópia Criacao de sites juiz de fora aprimorar aline cruz arquiteta

Como aliar estética, funcionalidade e consciência social / ambiental?

Esta é a nossa função, para isso estudamos. São exatamente estes os diferenciais que podemos encontrar no bom profissional de arquitetura. A boa arquitetura não pode prescindir de nenhum desses valores. Nossa formação ampla, multidisciplinar, permite que consigamos conjugá-los em prol do interesse do cliente e do bem comum. Não há solução pronta. Há um processo comprometido em alcançar sempre o melhor resultado, a melhor formalização daquela ideia.

Residencia Gil Criacao de sites juiz de fora aprimorar aline cruz arquiteta

Quais são as tendências da arquitetura contemporânea?

Vejo as tendências mais do ponto de vista da tecnologia e inovação do que do estilo propriamente. Neste sentido, materiais e soluções construtivas de baixo impacto ambiental são sempre referência. Viabilidade econômica também é fator fundamental e a maior variedade de produtos contribui para esse cenário. É possível especificar materiais de bom desempenho, esteticamente interessantes, sem onerar demais o projeto.

Como você descreveria esse cenário em Juiz de Fora?

A cidade conta com boas lojas nos diversos segmentos de Arquitetura: materiais de construção, acabamento, mobiliário, etc. O que não se encontra de pronta-entrega, é possível encomendar. Porém, mais do que identificar tendências e segui-las, devemos procurar ler melhor a cidade, sua história, sua cultura, seus diferenciais, seu clima. O importante é adaptar a informação que vem de fora à nossa realidade, ao nosso contexto.

Observei que seus projetos são bem sofisticados, muito lindos. Fale um pouco sobre eles.

Estamos muito longe ainda de onde queremos chegar. Há um longo caminho pela frente. Mas temos clientes fiéis, parceiros de execução que facilitam nosso trabalho. O arquiteto não faz nada sozinho. Sua boa interlocução com os diversos agentes desse processo é que vai garantir o sucesso de cada empreendimento. Nossos projetos buscam traduzir o que o cliente quer, quem ele é ou quer ser. Sofisticação, simplicidade, complexidade, são qualidades espaciais que dependem de cada intenção projetual. Nosso esforço é para compreender o desejo do cliente, traduzi-lo em termos espaciais e explorar as nuances específicas de cada escolha concreta, de forma coerente com a ideia original.

Qual é a importância de um arquiteto ter um site?

Para nós é um Portfólio. Uma forma de chegarmos até quem não nos conhece, de nos apresentarmos para um público maior.

18 Criacao de sites juiz de fora aprimorar aline cruz arquiteta

O que a motivou a fazer um site?

A necessidade de apresentar a empresa de forma mais profissional e abrangente. Para nós é um espaço de captação de novas possibilidades. Além de ser uma ferramenta que permite manter um vínculo com clientes já fidelizados, atualizando-os quanto aos nossos projetos recentes.

Como conheceu a Aprimorar?

Por indicação de outra empresa para a qual prestaram serviço.

19 Criacao de sites juiz de fora aprimorar aline cruz arquiteta

O site atendeu suas necessidades? 

A imagem geral que se passa é positiva. Cumpre o que desejávamos.

O que você destaca de mais positivo na sua relação com a Aprimorar?

O custo-benefício. Foi um valor honesto, comparado com outras empresas.

Enfim, o que você diria para futuros arquitetos ou aqueles que ainda estão iniciando a carreira?

Que percebam a complexidade e beleza da profissão e que não reduzam seus campos de atuação precocemente. Enriquece nossa formação saber usar essa complexidade a nosso favor.

Conheça o site: http://www.alinecruzarquitetura.com.br/

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(32) 3303-0100

Receba uma ligação da Aprimorar!

Nome: *
Telefone: *
Email:

Informe seu email para que possamos ter uma segunda opção de contato caso não tenhamos sucesso via telefone.