Facebook Aprimorarfacebook Siga a Aprimorar no facebook twitter Trabalhe Conosco trabalhe conosco

entre em contato 32.3303-0100


#Como ser um programador bem sucedido

18.10.2013

nerd-topoPor Aline de Moraes Pernambuco

Dicas para ser um profissional de sucesso não faltam por aí. Mas cada caso é um caso.  Por falar nisso, vamos nos lembrar daquele pessoal nerd que queima os neurônios para criar programas e sistemas por onde circulam estas e outras dicas.

Pois é, os profissionais da Tecnologia da Informação merecem toda nossa atenção, pois sem o suor deles nem mesmo este release entraria no ar. Decifrar aquele monte de códigos que parecem hieróglifos egípcios ou o próprio enigma da esfinge não é para qualquer um.

Como atuar no fervilhante mercado tecnológico sem fumaça na cabeça e com o bolso recheado de reconhecimento? Bem, como em toda profissão, a primeira dica é não fazer da sua faculdade uma American Pie.

Do contrário, seu caminho pode ser bem mais tortuoso do que o dos nerds. Sim, Bill Gates estava certo, eles são mesmo os chefes e líderes do futuro, abandonando aquelas camisas surradas logo após agarrar o diploma da graduação.

O tão esperado reconhecimento vem com o tempo e a experiência, em tudo que você fizer na vida. No entanto, ele pode ser mais rápido ou lento, dependendo da sua localização geográfica e do tipo de empresário que encontrar em seu caminho.

data-nerd

No início de toda profissão, a experiência é o que conta. Você pode até não começar ganhando aquele salário dos sonhos, mas tenha calma. É preciso aprender, se esforçar e ser humilde antes de qualquer conquista.

A humildade é uma das características mais importantes para o crescimento humano e profissional. Você pode ser humilde e ter confiança no seu taco ao mesmo tempo. Uma coisa, não exclui a outra. Pelo contrário, são irmãs siamesas. Quanto maior a sabedoria, maior é a humildade.

Tenha seu projeto sob controle. Faça sempre a documentação de tudo o que desenvolver, comentando os códigos, por exemplo.  Mas, descubra o seu jeito. Assim, você se organiza e facilita se outro profissional tiver de dar continuidade ao trabalho.

Quando criar um projeto, por menor que ele seja, faça bem feito. Isso vai te ajudar a se tornar um profissional sofisticado e diferenciado no mercado.

Procure cumprir os prazos. E quando não puder fazer isso, deixe bem claro os motivos para o cliente. Ele precisa entender que você não está enrolando, que a coisa é mais complicada do que ele pensa e que às vezes foi ele mesmo quem atrasou o andamento do trabalho. O importante é mostrar competência e comprometimento.

humildade-03Organize-se, mantenha sua mesa limpa, sua programação bem definida. Aquela história de que a mesa do Einstein era uma bagunça e que isso significa genialidade nem sempre funciona para todos.

Nem é porque Steve Jobs abandonou a faculdade que você deve fazer o mesmo. Cada um tem seu destino. Se você quer atuar no mercado, às vezes precisa se adaptar a certos princípios.

Lembre-se: a genialidade está na simplicidade. Mantenha tudo bem definido. Escolha a melhor ferramenta para você. Afinal, aquela que atende um pode não atender o outro, pois cada um tem o seu jeito de fazer as coisas.

E por fim, seja positivo. Acredite que sua carreira é promissora e que você pode chegar onde quiser com esforço, honestidade e dedicação. Uma pesquisa recente apontou que a Tecnologia da Informação é uma das três profissões mais promissoras no Brasil, e a menos estressante delas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

(32) 3303-0100

Receba uma ligação da Aprimorar!

Nome: *
Telefone: *
Email:

Informe seu email para que possamos ter uma segunda opção de contato caso não tenhamos sucesso via telefone.