Facebook Aprimorarfacebook Siga a Aprimorar no facebook twitter Trabalhe Conosco trabalhe conosco

entre em contato 32.3303-0100


#Curiosidades sobre o Dia das Bruxas

31.10.2013

Por Aline de Moraes Pernambuco

dia das bruxas no Brasil 2Nesta quinta-feira, 31, comemoramos o Dia das Bruxas, mais conhecido como Halloween para os estadunidenses. Mas saibam que hoje também é o Dia do Saci-Pererê, oficializado em 2003 para valorizar a cultura brasileira.

Para alguns, o Dia do Saci representa uma resistência  à americanização cultural. No entanto, é possível ler este fato político sob novas perspectivas, já que o berço do próprio Sasi é na fronteira.

O menino Yasi Yaterá, negro nascido na tribo indígena guarani, entre o Brasil e a Argentina, representa a carne e a alma do povo brasileiro, sempre aberto às tendências culturais diversas. Porque cultura é isso, ela já nasce num espaço de hibridação.

O Saci é alegre, travesso, corajoso e protetor da natureza. Foi escravizado pelos europeus e cortou a própria perna para fugir do pesadelo da senzala. Sim, o Saci representa a liberdade, mas também a diferença, que vem de fora e se transforma por dentro.

E o Dia das Bruxas?

dia das bruxas 2

Bem, se você acha que a origem da festividade começou lá na terra yankee, bah, errou! A data é muito mais antiga do que podemos imaginar e já era comemorada pelos celtas e druidas a séculos antes de Cristo.

Cada cultura tinha sua motivação, mas quase sempre relacionada com os mortos. Apropriada pelos católicos como Dia de Todos os Santos (comemorado amanhã, 1° de novembro), ela ainda possui suas características pagãs.

O site do Google estadunidense hoje traz um Doodle interativo em comemoração à data, com games e animações. Não adianta ir correndo para lá, pois infelizmente o nosso Google não traz nada :/ Bem que eles podiam ter feito um game do Saci fazendo travessuras na floresta amazônica…

Mesmo assim, nós brasileiros gostamos muito de uma festa e esta data é mais um motivo para festejarmos a vida, não é gente?! Por isso, anda chovendo mensagens na internet, seja no facebook, em sites, blogues ou twitter, o pessoal tá postando mensagens  e brincando bastante com a data.

Já os docinhos vão ficar para a próxima (um doce ou uma travessura hahaha), já que esse hábito não pegou muito por aqui. Mas temos um costume parecido com esse na festa de São Cosme e Damião, que foi outro dia mesmo (26 de setembro) e alguns adultos até ganharam aqueles saquinhos de papel recheados de guloseimas, sem fazerem nenhuma travessura (será?!)

Uma ideia sobre “Curiosidades sobre o Dia das Bruxas

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(32) 3303-0100

Receba uma ligação da Aprimorar!

Nome: *
Telefone: *
Email:

Informe seu email para que possamos ter uma segunda opção de contato caso não tenhamos sucesso via telefone.