Por Aline de Moraes Pernambuco
Nesta quinta-feira, 31, comemoramos o Dia das Bruxas, mais conhecido como Halloween para os estadunidenses. Mas saibam que hoje também é o Dia do Saci-Pererê, oficializado em 2003 para valorizar a cultura brasileira.
Para alguns, o Dia do Saci representa uma resistência à americanização cultural. No entanto, é possível ler este fato político sob novas perspectivas, já que o berço do próprio Sasi é na fronteira.
O menino Yasi Yaterá, negro nascido na tribo indígena guarani, entre o Brasil e a Argentina, representa a carne e a alma do povo brasileiro, sempre aberto às tendências culturais diversas. Porque cultura é isso, ela já nasce num espaço de hibridação.
O Saci é alegre, travesso, corajoso e protetor da natureza. Foi escravizado pelos europeus e cortou a própria perna para fugir do pesadelo da senzala. Sim, o Saci representa a liberdade, mas também a diferença, que vem de fora e se transforma por dentro.
E o Dia das Bruxas?
Bem, se você acha que a origem da festividade começou lá na terra yankee, bah, errou! A data é muito mais antiga do que podemos imaginar e já era comemorada pelos celtas e druidas a séculos antes de Cristo.
Cada cultura tinha sua motivação, mas quase sempre relacionada com os mortos. Apropriada pelos católicos como Dia de Todos os Santos (comemorado amanhã, 1° de novembro), ela ainda possui suas características pagãs.
O site do Google estadunidense hoje traz um Doodle interativo em comemoração à data, com games e animações. Não adianta ir correndo para lá, pois infelizmente o nosso Google não traz nada :/ Bem que eles podiam ter feito um game do Saci fazendo travessuras na floresta amazônica…
Mesmo assim, nós brasileiros gostamos muito de uma festa e esta data é mais um motivo para festejarmos a vida, não é gente?! Por isso, anda chovendo mensagens na internet, seja no facebook, em sites, blogues ou twitter, o pessoal tá postando mensagens e brincando bastante com a data.
Já os docinhos vão ficar para a próxima (um doce ou uma travessura hahaha), já que esse hábito não pegou muito por aqui. Mas temos um costume parecido com esse na festa de São Cosme e Damião, que foi outro dia mesmo (26 de setembro) e alguns adultos até ganharam aqueles saquinhos de papel recheados de guloseimas, sem fazerem nenhuma travessura (será?!)
HAHAH SERÁ? EU GANHEI RSRS NÃO FESTEJO O DIA DAS BRUXAS… MAS LEMBRO SEMPRE DO FOLCLORE 😉