Por Aline de Moraes Pernambuco
O diretor da Aprimorar, Petherson Lacerda, concedeu entrevista à imprensa sobre o sistema de rastreamento e segurança de taxis em Juiz de Fora. A reportagem foi ao ar no MGTV 1ª Edição, no quadro MG Tec desta quarta-feira, 06, veiculado na Tv Integração, afiliada da Rede Globo.
A matéria integra a cobertura do protesto dos taxistas, que teve início na madrugada da última segunda-feira, 04, desencadeado por mais uma ocorrência de assassinato em Juiz de Fora, dessa vez envolvendo um taxista de 33 anos, Marcelo Luna Alvarenga. Os manifestantes exigem mais segurança para a classe.
Petherson explicou o funcionamento do sistema de rastreamento, desenvolvido para aumentar a segurança dos taxistas na cidade. O projeto conta com um GPS, alarme e tablet publicitário e espera a viabilidade da lei, que está em tramitação na Câmara Municipal e aguarda aprovação, além da adesão dos próprios taxistas.
O sistema consiste em uma tecnologia avançada, que possibilitará a localização exata do taxi, rastreado 24h, além de um alarme que será acionado em situações de perigo. O motorista também poderá desativar o rastreamento, que é opcional.
Uma central de informação acionará a Polícia Militar em situações de pânico. A solução será financiada pela publicidade veiculada nos tablets, instalados dentro dos veículos para exibição de propagandas e anúncios públicos e, ou, privados.
O sistema, no modelo em que será instalado, é inédito no Brasil e proporciona segurança tanto para os taxistas quanto para os usuários.
Veja aqui a reportagem com Petherson Lacerda: http://zip.net/bqlpVN