Facebook Aprimorarfacebook Siga a Aprimorar no facebook twitter Trabalhe Conosco trabalhe conosco

entre em contato 32.3303-0100


#Economista revela sua inspiração para um projeto inovador: o site Família Boca a Boca

23.11.2013

Por Aline de Moraes Pernambuco

"A Aprimorar está crescendo em qualidade e posicionamento e sua política de suportar o cliente em suas necessidades está em constante evolução. O que mais eu poderia destacar no meu relacionamento com a Empresa é a ênfase na parceria e não somente em um contrato de prestação de serviços", afirmou o economista Fernando Ferreira.

“A Aprimorar está crescendo em qualidade e posicionamento e sua política de suportar o cliente em suas necessidades está em constante evolução. O que mais eu poderia destacar no meu relacionamento com a Empresa é a ênfase na parceria e não somente em um contrato de prestação de serviços”, afirmou o economista Fernando Ferreira.

Dessa vez a Aprimorar convidou o economista Fernando Ferreira para uma conversa um tanto quanto “histórica”. Curiosos que somos, voltamos lá onde tudo começou, desde sua formação acadêmica em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) até sua atuação profissional como servidor do Tesouro Nacional.

Também pedimos ao Fernando que revelasse para todos nós como surgiu a inspiração para criar o site Família Boca a Boca, um projeto inovador de sua autoria. Descobrimos nessa conversa que ele é quase um espécime social em extinção, em tempos de excessivo individualismo: tem orgulho de ter estudado a vida inteira em escolas do Estado e acredita no fortalecimento da instituição pública como fator decisivo no desenvolvimento do Brasil.

Algumas pessoas passam por momentos difíceis e fazem do trauma um estímulo para transformar a si mesmo e o mundo ao seu redor. Fernando faz parte do seleto grupo de inovadores que transformam tudo o que vier pelo caminho em oportunidade.

E quando dizemos oportunidade, não estamos falando apenas de negócios lucrativos. Referimo-nos também à oportunidade de fazer a diferença no mundo, construindo um lugar melhor para todos e privilegiando sempre o lado bom de todas as coisas.

Após vivenciar uma situação difícil, ele idealizou o site Família Boca a Boca, um projeto inovador no Brasil e sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo unir os brasileiros em torno de uma finalidade comum: divulgar os melhores serviços, produtos e profissionais para outros que procuram recomendação de alguma coisa.

A ideia é expandir de forma ilimitada e acessível aquele velho hábito do boca a boca, que faz com que as pessoas procurem umas as outras para pedir uma recomendação de um médico,restaurante ou produto de beleza. O site já tem quinze categorias diferentes para compartilhamento de informações.

Lançado há cerca de um mês, já conta com mais de 260 fãs no Facebook e postagens diárias convidando as pessoas a compartilharem suas experiências. Nesse período, já acumula mais de 50 recomendações.

Em nossa conversa, Fernando destacou o seu bom relacionamento com a Aprimorar, que não se limita à prestação de serviços, mas oferece um suporte e uma parceria que vai além das velhas burocracias contratuais.

Confira esse bate-papo com nosso cliente de Brasília.

Aprimorar – Conte um pouco da sua trajetória profissional. Porque se tornou economista e qual é a sua atuação profissional atualmente.

Fernando Ferreira – Meu pai era militar e sempre estudei em escolas públicas. Fui privilegiado em fazer o meu ensino médio no Colégio Militar de Brasília e quase segui a Carreira Militar.

Entender o funcionamento da Economia sempre me interessou, em virtude de ser uma ciência que têm rebatimentos em diversos outros campos do conhecimento, como a Sociologia. Assim, optei por fazer Ciências Econômicas na Universidade de Brasília e, logo após, fiz concurso público para o Tesouro Nacional. Ao ingressar na Instituição, curiosamente, não desenvolvi atividades voltadas para a economia e sim de Gestão Organizacional: gestão de pessoas, planejamento estratégico, gestão do atendimento, entre outras.

"Que o Familia boca a boca seja um espaço onde possamos compartilhar as melhores coisas que aconteceram em nossas vidas!"

“Que o Familia boca a boca seja um espaço onde possamos compartilhar as melhores coisas que aconteceram em nossas vidas!”

A - E como essa formação o influenciou a se tornar o profissional que você é hoje?

FF - A formação econômica me permitiu conhecer diversas Escolas, entre elas a Institucionalista, que destacava o papel das Instituições (lato sensu) na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento dos países. Aplicado em uma visão específica, o fortalecimento das instituições públicas e seu impacto no ambiente de negócios seria fator relevante para construirmos de forma sólida uma trajetória de desenvolvimento para o Brasil.

Vislumbrei aí a possibilidade de união das teorias econômicas e da Administração, oportunidade em que me dediquei à construção de propostas de Fortalecimento Institucional a serem aplicados nas diversas Instituições onde me foi concedido o privilégio de trabalhar.

A – Conte para gente como surgiu a inspiração desse projeto inovador que é o site Família Boca a Boca.

FF - O Boca a Boca surgiu de uma experiência que eu vivenciei com meu filho em 2010, quando o levei à emergência de um hospital e, constatada uma obstrução intestinal, fui comunicado por um médico que ele precisava operar imediatamente.

O problema é que eu nunca tinha visto aquele médico antes e não tinha ninguém para obter qualquer referência. Autorizei o procedimento e tudo correu bem. Mas a partir daquele momento decidi fazer algo para que outras famílias pudessem ter informações de maior qualidade em assuntos que eram do seu interesse pela sua relevância. Foi aí que surgiu a ideia do Saúde boca a boca, que se expandiu posteriormente para o Família boca a boca. Só para mencionar, recomendei o médico que nos atendeu aquele dia pelo seu lado humano e profissional.
Família porque nos remete a pessoas que confiamos e acreditamos. Boca a boca porque é a forma mais antiga e com maior credibilidade que nos comunicamos.

Destaco que o site só aceita recomendações POSITIVAS, pois a proposta é “espalhar”o bem, construindo um ambiente somente com boas recomendações.

A – Como a Família Boca a Boca pode auxiliar a sociedade?

FF - Minha expectativa é que a sociedade possa utilizá-lo como um instrumento que beneficie a todos nós, pois ainda temos lacunas de informações qualificadas sobre assuntos relevantes, como saúde e educação. Qualificadas porque acredito que somos nós, consumidores e usuários, que precisamos compartilhar o que achamos das marcas, produtos, serviços, profissionais, sejam de origem privada ou pública.

Um aspecto importante é que o Familia boca a boca, ao aceitar somente BOAS recomendações, optou por atuar como um filtro da avalanche de informações que somos submetidos diariamente. Afinal, acreditamos que conhecer uma recomendação, que resultou de uma boa experiência de uma pessoa, é muito relevante.

Sintetizando: que o Familia boca a boca seja um espaço onde possamos compartilhar as melhores coisas que aconteceram em nossas vidas!

A – Como você avalia a parceria com a Aprimorar?

FF - A Aprimorar está crescendo em qualidade e posicionamento e sua política de suportar o cliente em suas necessidades está em constante evolução. O que mais eu poderia destacar no meu relacionamento com a Empresa é a ênfase na parceria e não somente em um contrato de prestação de serviços.

O site Família Boca a Boca foi criado pelas cabeças pensantes da Aprimorar. Conheça e aproveite para espalhar boas notícias aqui.

Se você tem uma ideia genial em mente mas não sabe o que fazer com ela, procure a Aprimorar para te ajudar aqui.

Temos várias soluções para você se tornar um empreendedor de sucesso.

 

 

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(32) 3303-0100

Receba uma ligação da Aprimorar!

Nome: *
Telefone: *
Email:

Informe seu email para que possamos ter uma segunda opção de contato caso não tenhamos sucesso via telefone.