Por Aline de Moraes Pernambuco
Você já ouviu falar da Geração Y? Bem, se você nasceu entre 1980 e 1999, considere-se um membro desta nova turma, que está revolucionando os tradicionais métodos de trabalho, comportamento e relações sociais. E o mundo corporativo também.
Com novos valores, nascida bem no âmago do desenvolvimento tecnológico, a geração Y é ao mesmo tempo inquieta e criativa.
Esta nova geração não é nem um pouco afeita aos comportamentos autoritários, já que foram criadas com valores de liberdade e participação. Não gostam de linguagens sisudas e se ligam à irreverência e aos riscos. Gostam de aventureira.
A tecnologia é realmente a extensão de seus corpos, pois esses jovens se conectam, pesquisam, trabalham, administram, estudam e se divertem através dos mecanismos eletrônicos e por uma conexão ininterrupta com a rede.
Segundo a especialista Roberta Rivellino, a pressa e a ansiedade é uma das tensões deste grupo, que não gosta de se submeter, não suporta a rotina, detesta esperar e procura sentidos nas coisas que fazem.
Com os novos avanços tecnológicos houve uma reconfiguração da percepção do espaço e do tempo, já que os fatos ficam rapidamente obsoletos na extensão vertiginosa do mundo virtual.
Os deslocamentos constantes, virtuais e reais, fazem com que as antigas concepções espaciais e temporais não se apliquem mais ao comportamento desse pessoal, ou seja, de nós mesmos. A turma da Aprimorar, por exemplo, é toda Geração Y.
As revoluções comportamentais também alteraram muito o mundo corporativo. Isso porque muitas empresas hoje são constituídas por estes jovens, da direção aos diferentes cargos que a compõe.
As hierarquias também se tornaram mais horizontais e os processos de produção já não são tão isolados e alienantes como aqueles que inspiraram denúncias, como nos filmes de Charles Chaplin ou nas filosofias marxistas.
As respostas prontas já não tem mais tanta importância como antes. A nova geração valoriza a pesquisa e o compartilhamento de informações. Por isso, o fordismo já ficou ultrapassado a muito tempo, pois todos costumam de alguma forma participar dos acontecimentos da empresa.
É uma geração antenada com os problemas sociais e ambientais e mais preocupada com o bem estar coletivo. Se manifesta nas redes sociais e nas ruas, que acabam sendo uma extensão dos movimentos populares virtuais.
Esse pessoal não é mais aquele que faz de tudo para acumular cargos e salários. Estão muito preocupados com a qualidade de vida, pessoal e social.
A Geração Y mostra que o mundo está evoluindo…
VEJO COM MUITO BONS OLHOS ESSA NOVA GERAÇÃO!!!