Facebook Aprimorarfacebook Siga a Aprimorar no facebook twitter Trabalhe Conosco trabalhe conosco

entre em contato 32.3303-0100


#Urbanismo: Beleza e contradição

08.11.2013

Por Aline de Moraes Pernambuco

Ecocidades

Ecocidades

Hoje é Dia Nacional do Urbanismo e a Aprimorar vai falar um pouco sobre a importância desse profissional na construção e transformação das comunidades. A primeira pergunta que fazemos a você, leitor, é se tem uma noção clara do que é o urbanismo. Se não, nós explicamos rapidamente em que consiste essa área.

A Revolução Industrial, que eclodiu na Inglaterra do século XIX, permitiu avanços sociais que resultaram em crescimentos desordenados das cidades. As pessoas começaram a sair dos campos em direção ao espaço urbano, procurando uma vida melhor.

Com isso, surgiu a necessidade de organizar e estruturar esses espaços e é o que urbanista faz. Aplicando conhecimentos de engenharia, arquitetura e tecnologias específicas, ele estrutura os centros urbanos em áreas como transporte, moradia, arborização, entre muitas outros setores, com finalidade de promover a ordem e o bem estar das comunidades.

Planejar cidades para o bem de todos é um dos principais desafios do urbanista

Planejar cidades para o bem de todos é um dos principais desafios do urbanista

O  urbanista também faz projetos para o futuro. Ele projeta cidades que muitas vezes só serão construídas daqui a 50 ou 100 anos e que nem ele mesmo vai poder ver e desfrutar. Mas o importante é que este, assim como todos os outros profissionais, trabalhe para o bem estar de todos, independente da classe social a que pertencem.

É uma profissão muito contraditória e às vezes envolve uma intensa luta política, como a defesa de espaços arborizados, por exemplo, e projetos comprometidos com os problemas sociais e ambientais. O ideal é que as cidades sejam construídas fundamentadas no respeito a todas as pessoas e sem prejudicar a natureza.

Lutar por isso nem sempre é fácil, já que envolve o poder econômico, mas, um profissional que enxerga um horizonte que vai além do presente saberá conciliar estas contradições e atuar na preservação cultural e paisagística. O planejamento participativo na estruturação das cidades é uma das possíveis soluções para estas problemáticas que envolvem o urbanismo.

A importância da tecnologia para o urbanista

A tecnologia é uma das principais ferramentas de trabalho destes profissionais. E, hoje, um site bem desenvolvido é o principal cartão de visitas. Assim que se formam ou até mesmo ainda na faculdade, eles procuram uma empresa especializada em criação de sites para divulgar seus trabalhos e colocar o nome em evidência.

A Aprimorar é especializada no desenvolvimento de sites dinâmicos, que atraem tanto  potenciais clientes quanto pesquisadores do assunto. Não apenas pela criação de layouts de fina estampa, mas também pela usabilidade, incluindo hospedagem web e gerenciamento AdWords.

Atuando nessa área já algum tempo, a Aprimorar conta com clientes bem solidificados no mercado de engenharia, arquitetura e urbanismo de Juiz de Fora e região. Tem, ainda,  uma Fábrica de Softwares que possibilita o desenvolvimento de tecnologias para construtoras e profissionais do setor.

Deseja divulgar sua criatividade para o mundo? Contrate a Aprimorar e surpreenda na primeira impressão: http://zip.net/bllqqn

Não sabe se vai caber no bolso? Faça seu orçamento agora e invista em você: http://zip.net/bwk8MX

Conheça aqui nossa Fábrica de Softwares e Hospedagem Web.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *